O Council of Logistics Management – CLM (Conselho de Gestores de Logística) apresenta a seguinte definição: “Logística é parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla, eficiente e eficazmente, os fluxos adiante e reverso e a estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes.” (CLM, 2023)
A Associação Brasileira de Logística (Aslog) define logística da seguinte forma: “Logística é a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais e informações, do ponto de origem ao ponto de destino, com o propósito de adequá-los às necessidades dos fornecedores e clientes.” (Aslog, 2023)
De acordo com o CLM e a Aslog, a logística empresarial pode ser dividida em duas grandes áreas, que são:
Administração de Custos; Distribuição de Recursos Financeiros.
Administração de Materiais; Distribuição Física.
Administração de Materiais; Distribuição de Recursos Financeiros.
Administração de Custos; Distribuição Física.