Imagem de fundo

Considere que determinada entidade tenha optado por remodelar sua estrutura organizacio...

Considere que determinada entidade tenha optado por remodelar sua estrutura organizacional de molde a torná-la mais aderente a uma atuação pautada em projetos, evitando onerar estruturas permanentes com ações ou atividades que só se justificam em face de cada projeto. Nesse contexto, o(s) tipo(s) de estrutura(s) potencialmente hábil(hábeis) a atender tais objetivos e(são):

A

Divisional ou Funcional, eis que ambas operam de acordo com a sistemática de centros de resultados, que podem ser remodelados a cada projeto, sendo a funcional dotada de maior especialização técnica.

B

Divisional, por se tratar de estrutura que demanda menos dos órgãos especializados, inclusive apurando resultados de forma centralizada, utilizando-se da figura de centro de resultados.

C

Matricial, eis que possui como traço diferencial a existência de órgãos de duração atrelada ao prazo de execução de projeto, denominados centros de resultados, adicionalmente aos órgãos de apoio funcional, estes de natureza permanente.

D

Funcional, que se apresenta como o tipo de estrutura de maior flexibilidade, na qual os órgãos não são dotados de atribuição específica e cuja função depende de cada projeto gerido.

E

Contingencial, que permite a transformação permanente de estruturas a partir do denominado ajuste espontâneo, operado entre 05 responsáveis pelas funções específicas de cada departamento.