O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. As seções que compõem um plano de negócios geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento.
Sobre as seções do plano de negócios, sugeridas por Dornelas (2018), para pequenas empresas manufatureiras, é correto afirmar que
a seção de Produtos e serviços deve apresentar ações que a empresa planeja em seu sistema produtivo e processos de produção, indicando o impacto das ações em seus parâmetros de avaliação de produção.
na seção Análise estratégica, o autor do plano de negócios deve mostrar que os executivos da empresa conhecem muito bem o mercado consumidor de seu produto/serviço: a segmentação, o crescimento desse mercado, as características do consumidor e sua localização, a existência de sazonalidade e as ações para esse caso.
na seção Análise de mercado, deve-se mostrar como a empresa pretende vender seu produto/serviço e conquistar clientes, manter o interesse deles e aumentar a demanda. Deve abordar os métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, principais clientes, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade, bem como projeções de vendas.
o sumário executivo é a principal seção do plano de negócios, pois fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o documento. Deve conter uma síntese das principais informações que constam do plano de negócios. O sumário executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras para ser elaborada.