O macroambiente é constituído por um conjunto amplo, complexo e difuso de fatores que influenciam as organizações. Não se trata de algo concreto em que a organização possa interagir, mas influencia nas suas decisões e estratégias adotadas. As ameaças e oportunidades do ambiente natural estão associadas a quatro tendências:
escassez de matérias-primas, custo crescente da energia, níveis crescentes de poluição e mudança do papel dos governos em relação à proteção ambiental
decisões tomadas pelos governos das três esferas, leis e normas que regulam e controlam o meio ambiente, grupos de pressão que influenciam e limitam o agronegócio, pressupostos básicos e hábitos que prevalecem em uma determinada sociedade.
dependência de fornecedores de recursos produtivos, matériasprimas e serviços, competição entre fornecedores para obter preços menores, trabalho de melhor qualidade e menor prazo de entrega.
aspectos ambientais críticos em virtude da grande influência e do impacto da tecnologia, o conhecimento empregado na realização das tarefas organizacionais, as novas tecnologias que proporcionam valor superior na satisfação de necessidades e a atividade econômica, gerando importantes consequências a longo prazo
a força macroambiental que monitora a população, as pessoas que representam mercados consumidores, as características de determinada população e o crescimento populacional.