A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios, que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda que se conheça de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente em que a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A definição de mercado leva em conta: a Análise da Indústria/Setor, a Descrição do Segmento de Mercado, a Análise SWOT do produto/serviço e a Análise da Concorrência. Em relação à descrição do segmento de mercado, é correto afirmar que:
inicia-se com a coleta de informações do setor ao qual pertence o produto/serviço.
avalia os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes em relação ao seu produto/serviço.
deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à organização (nesse caso, sua análise já ocorreu na etapa de planejamento estratégico).
é definida a partir das características do produto, do estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade etc.).
estabelece um procedimento de reativação das variáveis utilizadas durante o levantamento de informações junto ao mercado fornecedor.