Para implantar a ISO 9001, inicialmente é feito um diagnóstico por um especialista da norma e é elaborada uma proposta comercial para a empresa. Após isso, é criado um cronograma de atividades do cliente (empresa), de acordo com a norma. O especialista a implanta por meio de consultoria e treinamento. Em um segundo momento, é realizada uma auditoria interna e, posteriormente, uma pré-auditoria, que pode ser opcional. Um organismo certificador realiza uma auditoria de certificação e, se tudo estiver conforme a NBR ISO 9001, a empresa recebe o certificado. A norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema. Assim, cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo.
Três deles são listados a seguir.
I. É a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada.
II. A equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para se atingir a qualidade.
III. Através dos indicadores, das auditorias e análises feitas por meio do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades, as possibilidades e os desafios da empresa, e assim tomar resoluções que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos.
Os princípios acima são, respectivamente:
abordagem de processo / melhoria contínua / abordagem factual para tomada de decisões.
abordagem sistêmica para a gestão / envolvimento de pessoas / abordagem de processo.
abordagem de processo / melhoria contínua / abordagem sistêmica para a gestão.
abordagem sistêmica para a gestão / envolvimento de pessoas / liderança.
relações com fornecedores / foco no cliente / abordagem de processo.