Imagem de fundo

A partir de meados do século passado, o mundo do trabalho demandou uma intervenção, poi...

A partir de meados do século passado, o mundo do trabalho demandou uma intervenção, pois os trabalhadores estavam sofrendo de males que a fisiologia, a bioquímica e a medicina não explicavam. Assim, vários estudos se dedicaram a entender as relações da organização com os empregados, a segurança, o adoecimento e, atualmente, a qualidade de vida no trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

A

A qualidade de vida no trabalho consiste em uma série de atividades (ginástica laboral, esporte para trabalhadores, programas de voluntariado) cujo objetivo é tornar o trabalho mais satisfatório e produtivo.

B

A ambiguidade de papéis pode ser exemplificada pelo caso de um gerente do posto de comando de uma loja de departamentos, cujas orientações para gerenciamento da equipe provenham de dois departamentos diferenciados e que, muitas vezes possuam consequências divergentes.

C

O controle sobre o trabalho se restringe à análise do quanto o ritmo de trabalho é definido pela máquina ou do quanto a máquina define quando o empregado deve agir.

D

As estratégias de mediação visam responder, do melhor modo possível, à diversidade de contradições que caracteriza o custo humano do trabalho, podendo, muitas vezes, superar efeitos nocivos das condições de trabalho.

E

A abordagem mais adequada para programas de combate ao uso do álcool é aquela que combina exemplos de prejuízos relacionados ao álcool com estímulo a atividades de lazer e socialização alternativas. Tais iniciativas garantem a efetividade do programa.