Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1038035

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal - DF (CODHAB/DF) 2018

Cargo: Agente Administrativo / Questão 73

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

Com relação à administração geral e pública, julgue os itens de 61 a 120. A gestão do conhecimento que tem como foco a gestão de pessoas considera a tecnologia como uma ferramenta que fornece dados e informações para um processo decisório eficiente e eficaz.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1036572

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal - DF (CODHAB/DF) 2018

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 85

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. A gestão do conhecimento dedica‐se exclusivamente ao conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar os conhecimentos produzidos por determinada organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1028774

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 108

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que diz respeito a comunicação e interação grupal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, julgue os itens subsecutivos. A gestão do conhecimento, na perspectiva da globalização, requer inteligência interativa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1028780

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que diz respeito a comunicação e interação grupal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, julgue os itens subsecutivos. O meio organizacional coletivo pressupõe a reunião de colaboradores em prol de um objetivo institucional, alheio a aspectos particulares de cada profissional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1007944

Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) 2018

Cargo: Analista - Área Recursos Humanos / Questão 43

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom, mas não estava agradando a administração superior. Foi decidida a contratação de uma consultoria e especificado, em seu contrato, que o conhecimento dos consultores deveria ser colocado à disposição da empresa, em algum formato estruturado e codificável.

Nesse caso hipotético, o modo de geração de conhecimento é o(a)

  • A. recurso dirigido.
  • B. fusão.
  • C. codificação.
  • D. aquisição.
  • E. aluguel.

Questão 1007948

Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) 2018

Cargo: Analista - Área Recursos Humanos / Questão 47

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O papel da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é promover o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, assim como a criação e o acúmulo de conhecimento em nível individual. Nonaka e Takeuchi defendem as cinco condições exigidas no nível organizacional para promover a espiral do conhecimento. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta acerca da condição flutuação e caos criativo.
  • A. É a aspiração da organização às suas metas e reside no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • B. Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • C. Corresponde à decomposição de rotinas, hábitos ou estruturas organizacionais que gera a oportunidade de questionar a validade das atitudes dos funcionários. Esse processo contínuo de questionamento e de reconsideração das premissas existentes favorece a criação do conhecimento organizacional.
  • D. É a existência de informação que vai além das exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Também é considerada como rotação estratégica de pessoal para ajudar os membros a entenderem o negócio a partir de várias perspectivas.
  • E. Consiste na combinação de informação, de maneira diferente, flexível e rápida, e oferece igual acesso à informação a toda a organização.

Questão 957976

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas no setor público e aos múltiplos aspectos a ela relacionados. Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido usado para a contínua formação de servidores públicos, uma vez que toda comunicação oficial se norteia pelo princípio da formalidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729593

Receita Federal (RFB) 2014

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF / Questão 3

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
  • A. Somente II e III estão corretas.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.