Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1006305

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Assistente Legislativo - Área Sem Especialidade / Questão 46

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Uma empresa, para avaliar seus colaboradores, aplica uma prova escrita com questões objetivas. No entanto, após verificar os resultados insatisfatórios, ela decide oferecer gratuitamente cursos on-line para todos os colaboradores. Com base nas competências pessoais, é correto afirmar que o problema dos colaboradores da empresa na situação descrita tem relação com
  • A. a atitude.
  • B. a autoridade.
  • C. o conhecimento.
  • D. a habilidade.
  • E. o interesse.

Questão 1007944

Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) 2018

Cargo: Analista - Área Recursos Humanos / Questão 43

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom, mas não estava agradando a administração superior. Foi decidida a contratação de uma consultoria e especificado, em seu contrato, que o conhecimento dos consultores deveria ser colocado à disposição da empresa, em algum formato estruturado e codificável.

Nesse caso hipotético, o modo de geração de conhecimento é o(a)

  • A. recurso dirigido.
  • B. fusão.
  • C. codificação.
  • D. aquisição.
  • E. aluguel.

Questão 1007948

Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) 2018

Cargo: Analista - Área Recursos Humanos / Questão 47

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O papel da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é promover o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, assim como a criação e o acúmulo de conhecimento em nível individual. Nonaka e Takeuchi defendem as cinco condições exigidas no nível organizacional para promover a espiral do conhecimento. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta acerca da condição flutuação e caos criativo.
  • A. É a aspiração da organização às suas metas e reside no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • B. Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • C. Corresponde à decomposição de rotinas, hábitos ou estruturas organizacionais que gera a oportunidade de questionar a validade das atitudes dos funcionários. Esse processo contínuo de questionamento e de reconsideração das premissas existentes favorece a criação do conhecimento organizacional.
  • D. É a existência de informação que vai além das exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Também é considerada como rotação estratégica de pessoal para ajudar os membros a entenderem o negócio a partir de várias perspectivas.
  • E. Consiste na combinação de informação, de maneira diferente, flexível e rápida, e oferece igual acesso à informação a toda a organização.

Questão 1002407

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Administração / Questão 80

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.

Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de

  • A. externalização.
  • B. combinação.
  • C. socialização.
  • D. internalização.
  • E. acomodação.

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 995996

Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) 2018

Cargo: Analista Administrativo / Questão 33

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Uma empresa do setor de seguros iniciou seus esforços de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi atualizar e unificar os manuais relativos aos procedimentos de atendimento aos clientes no call center, com base na legislação atual. Essa iniciativa representou um processo de conversão do conhecimento, no que se refere à dimensão tácito-explícito, conhecido como:
  • A. externalização;
  • B. socialização;
  • C. internalização;
  • D. tangibilização;
  • E. combinação.

Questão 997502

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2018

Cargo: Analista de Gestão - Área Analista de Gestão de Pessoas / Questão 54

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

De acordo com a Teoria da Espiral do Conhecimento, proposta por Nonaka e Takeuchi, a criação de conhecimento na organização decorre
  • A. de transformação adequada dos grupos de informação em dados.
  • B. da conversão do conhecimento tácito em explícito.
  • C. do diálogo do conhecimento organizacional com a atitude proativa.
  • D. da aprendizagem informal por meio da padronização estruturada.
  • E. da modelagem do conhecimento intangível com ações de recuperação.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991009

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 75

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito de gestão do conhecimento. No que se refere à espiral do conhecimento, socialização, externalização, modelagem e feedback são os diferentes modos de conversão do conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991010

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito de gestão do conhecimento. Na solução de problemas, o conhecimento tácito é associado ao conhecimento do expert.
  • C. Certo
  • E. Errado