Leia o trecho da notícia a seguir e responda ao que se pede.
89% das empresas não recebem apoio
financeiro para inovação
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, 89% das empresas têm que custear por conta própria seus programas de pesquisa e desenvolvimento de projetos ligados à inovação. Entre as 196 empresas ouvidas, apenas 10% receberam investimentos de instituições públicas, e 3%, de instituições particulares. Mesmo com a falta de investimentos, a pesquisa indica que cresceu em 5% a fatia de empresas que desenvolveram novos processos ou produtos em 2020 em comparação com 2019.
(LinkedIn Notícias, 2022)
Do ponto de vista do estado gerencialista, é correto afirmar:
a capacidade de promover inovações cabe aos entes não governamentais, devendo o Estado abdicar de qualquer ação realizada nesse sentido.
na perspectiva estratégica, como projetos de inovação não são atividades exclusivas do Estado, o financiamento governamental para empresas é proibido por lei.
considerando os impactos socioeconômicos e ambientais promovidos por inovações, cabe ao Estado estabelecer políticas de financiamento para empresas privadas.
uma política fiscal alinhada aos princípios gerencialistas considera essa influência nas atividades empresariais algo benéfico, desde que realizada por meio de chamamentos públicos.
o foco nos resultados preconizado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado visa eliminar políticas de financiamento para empresas privadas.