A Nova Gestão Pública é uma teoria da Administração Pública que visa difundir conceitos voltados ao aperfeiçoamento do modelo de gestão adotado atualmente. Sobre essa abordagem, sabe-se que
a Nova Gestão Pública é um conceito distante da realidade atual, considerando que o modelo é incompatível com o regramento da organização político-administrativa do Estado previsto na Constituição Federal.
a Nova Gestão Pública observada nos dias de hoje, no Brasil, constitui-se em uma versão aprimorada do modelo burocrático, em que o foco central permanece na eficiência dos procedimentos e tarefas, com a diferença de que, no Modelo Burocrático Clássico, não havia comprometimento com os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
é característica marcante da Nova Gestão Pública a incorporação de conceitos e metodologias de gestão adotados na administração de empresas privadas, a exemplo do estabelecimento de indicadores de desempenho e utilização de técnicas de planejamento estratégico.
um dos preceitos da Nova Gestão Pública em ascensão é a melhoria da produtividade, razão pela qual a realização de concursos públicos não está alinhada à ideologia do conjunto de práticas difundido por essa abordagem.