Conforme Dias (2013), “as tipologias de cultura organizacional oferecem um referencial valioso para a compreensão e análise desse fenômeno”. O autor identifica sete tipologias que auxiliam no aprofundamento do entendimento sobre as dinâmicas culturais presentes nas organizações. Com base nessas tipologias, analise as afirmativas e assinale a que melhor reflete uma cultura orientada ao poder em uma Câmara Municipal.
Uma Câmara Municipal que segue um rígido protocolo para todos os processos legislativos e administrativos, priorizando a eficiência e o cumprimento de normas estabelecidas no regimento interno.
Uma Câmara Municipal que incentiva seus vereadores e servidores a proporem soluções inovadoras para problemas urbanos, premiando as iniciativas que resultam em melhorias significativas para a população.
Uma Câmara Municipal em que os servidores são organizados em comissões e grupos de trabalho que colaboram para elaborar projetos de lei e fiscalizar o executivo de maneira integrada e participativa.
Uma Câmara Municipal que organiza seus esforços em torno de grupos de trabalho temporários para resolver questões emergenciais da cidade, valorizando o cumprimento de prazos e a entrega de resultados eficazes.
Uma Câmara Municipal em que o presidente exerce controle sobre as decisões administrativas e políticas, sendo admirado pelos demais membros pela sua postura carismática e paternalista, ao mesmo tempo em que demonstra firmeza e centralização ao conduzir as atividades legislativas.