A Administração Pública em busca de maior eficiência administrativa tem procurado implementar um modelo de gestão que priorize maior otimização dos recursos públicos. Esse esforço visa a adotar técnicas e estratégias que possam romper com paradigmas e reações tradicionais que, de certa forma, emperram a máquina pública e resultam em baixo rendimento de seus recursos, baixa transparência, limitações de suas atividades organizacionais, atraso no atendimento às necessidades do cidadão. A tentativa da adoção de um novo modelo encontrará algumas resistências, uma vez que a Administração Pública tem de mudar a visão que possui sobre o cidadão que busca e utiliza seus serviços. Destacam-se como ações para a implementação de um modelo ágil, transparente, eficaz e eficiente na Administração pública: o envolvimento do cidadão no orçamento público, caixas de sugestões, portal de transparência, capacitação dos agentes públicos, canais de relacionamento com o cidadão, novas técnicas de gestão, adoção de novas tecnologias da informação e atendimento ao cidadão, redução do formalismo eliminando o excesso de burocratização dos processos e redesenhando os desenhos dos cargos dos servidores.
Assinale a alternativa que corresponde ao ipo de paradigma na Administração Pública evidenciado no texto.
Paradigma do novo governo brasileiro que busca capacitar melhor seus servidores, para melhor desenvolver o seu trabalho com base nas técnicas tradicionais da gestão pública.
Paradigma da nova gestão pública que visa a dar ao servidor público maior autonomia e romper com o paradigma de que manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Paradigma do "o cliente sempre tem razão" com o rompimento da adoção de técnicas inovadoras de gestão adotadas por organizações privadas que sempre garantiram a sua competitividade.
Paradigma do cliente na gestão pública em que técnicas e estratégias da organização privada são adotadas como referências para eficiência dos serviços públicos.