Imagem de fundo

As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhece...

As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhecemos hoje, como forma de organização, teve sua origem nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento. Para um melhor entendimento sobre as origens, Weber apresentou os tipos de sociedade e autoridade. Com base no que foi dito, marque a opção que contém a afirmação CORRETA sobre os tipos de sociedade e autoridade.

A

As características místicas, arbitrárias e personalísticas estão presentes na autoridade tradicional cuja legitimação do poder provém da crença no passado eterno, na justiça e na maneira tradicional de agir.

B

A dominação tradicional, típica da sociedade patriarcal, quando envolve muitas pessoas e um vasto território, pode assumir duas formas de aparato administrativo: a patrimonial e a feudal.

C

A autoridade carismática existe quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.

D

Na sociedade legal, racional ou burocrática predominam normas impessoais e racionais cujo aparato administrativo envolve um grande número de seguidores, discípulos e subordinados leais e devotados.

E

Na autoridade tradicional, existe obediência às leis porque se acredita que elas são decretadas por um procedimento escolhido pelos governados e pelos governantes. A crença na justiça da lei é o sustentáculo da legitimação.