Imagem de fundo

Para o manejo adequado do pomar, o agricultor deve tomar algumas medidas, entre as quai...

Para o manejo adequado do pomar, o agricultor deve tomar algumas medidas, entre as quais se inclui o controle de doenças e pragas que atacam as plantas frutíferas. No que se refere ao manejo fitossanitário do abacaxizeiro, assinale a opção correta.

A

A gomose do abacaxi, doença de origem fúngica, é controlada eficientemente com a aplicação semanal de fungicidas sistêmicos.

B

A broca-do-abacaxi deve ser controlada com o uso de inseticidas sistêmicos, tomando-se o cuidado de usar, na aplicação dos inseticidas, equipamentos de proteção individual (EPI), além de respeitar o período de carência do produto.

C

A murcha do abacaxi, doença transmitida por insetos vetores (pulgões), deve ser controlada de forma preventiva — fazendo-se uso de mudas sadias e certificadas, plantadas em áreas livres da doença — e curativa — com inseticidas sistêmicos específicos.

D

A podridão negra, doença bacteriana de pós-colheita do abacaxi, causa o apodrecimento da polpa, por isso, deve ser controlada de forma preventiva, destruindo-se os restos culturais, colhendo-se os frutos a aproximadamente 2 cm do pedúnculo, evitando-se ferimentos na superfície dos frutos e pincelando-se o pedúnculo com bactericida.