Imagem de fundo

A análise de solo é uma ferramenta importante para a correta recomendação de corretivos...

A análise de solo é uma ferramenta importante para a correta recomendação de corretivos do solo e adubos em cultivos agrícolas. Em 2017, foi lançado o Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná, que contém orientações para a coleta de amostras de solos para fins de diagnóstico da fertilidade para esse Estado. Considerando as orientações desse manual, assinale a alternativa correta.
A
A coleta da amostra de solo para análise deve ocorrer em áreas homogêneas que não necessariamente são iguais aos talhões ou glebas de cultivo.
B
Para que a análise de solo represente a média da fertilidade da área, deve-se coletar entre 10 e 25 amostras simples, aleatoriamente, na área amostrada, sendo menor o número de amostras simples quanto menor a área amostrada.
C
A amostragem deve ser realizada na camada de 0-20 cm superficiais do solo para a maioria das espécies, quando o cultivo for no sistema convencional com preparo do solo; e de 0-10 cm e 10-20 cm quando o cultivo for no sistema de plantio direto.
D
Quando a análise indica alto teor de um determinado nutriente no solo, significa que esse teor é suficiente para garantir 80 a 90% da produção máxima possível naquela área.
E
Resultado da análise de solo com valores dentro da classe de interpretação condição a evitar significa que o teor do nutriente no solo está muito aquém da necessidade das plantas, sendo necessário aplicar altas doses de adubo para suprir essa deficiência.