A amostragem de solo é um dos principais pontos a ser observado a fim de se realizar um diagnóstico das condições de fertilidade do solo. Diversos são os procedimentos de amostragem com a finalidade de se obter uma amostra representativa da área de interesse. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Há variabilidade espacial do solo que pode ser reduzida por meio da subdivisão da(s) área(s) em gebas homogêneas.
II. O tipo de solo e a profundidade do perfil são os fatores principais que devem ser levados em conta no momento da divisão de glebas para amostragem de solo a fim de reduzir a variabilidade espacial.
III. Em sistema de plantio direto consolidado, a amostragem de solo deve ser realizada até a camada de 20 cm, pois o solo não será mais revolvido em função da técnica de preparo utilizada. Já em sistema de preparo convencional, a camada avaliada é até 10 cm, pois há revolvimento anual e melhor homogeneização do solo.
IV. Independentemente do tipo de amostrador de solo disponível, a amostragem de solo em culturas semeadas em linhas deverá abranger coleta de solo na linha de cultivo, bem como nas entrelinhas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.