Questões de Concursos Assembleia Legislativa do Maranhão - MA (ALE MA/MA)

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Questão de Concurso - 1090024

Concurso ALE MA Técnico de Gestão Administrativa - Programador de Sistemas 2013

Questão 15

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Todas as pessoas que estão em uma sala gostam de futebol e torcem por um dos times: A, B ou C.

Sabe-se que:

• 16 pessoas não torcem por A.

• 21 pessoas não torcem por C.

• Os torcedores de C são dois a mais que os torcedores de B.

O número de pessoas dessa sala que torcem pelo time A é

  • A.

    7.

  • B.

    9.

  • C.

    10.

  • D.

    12.

  • E.

    14.

Questão de Concurso - 1091188

Concurso ALE MA Assistente Legislativo - Agente Legislativo 2013

Questão 12

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Considere a sentença:

“Se o projeto de lei A é aprovado então o presidente da comissão se fortalece ou não renuncia.”

A negação lógica dessa sentença é

  • A.

    O projeto de lei A é aprovado e o presidente da comissão não se fortalece e renuncia.

  • B.

    Se o projeto de lei A não é aprovado então o presidente da comissão não se fortalece e não renuncia.

  • C.

    Se o projeto de lei A não é aprovado então o presidente da comissão não se fortalece ou renuncia.

  • D.

    Se o presidente da comissão não se fortalece ou renuncia então o projeto de lei A não é aprovado.

  • E.

    O projeto de lei A não é aprovado ou o presidente da comissão se fortalece ou não renuncia.

Questão de Concurso - 1091204

Concurso ALE MA Assistente Legislativo - Agente Legislativo 2013

Questão 15

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Amanda, Beatriz e Camila estão jogando o seguinte jogo: a cada rodada, as três escondem uma das mãos e escolhem, cada uma, um número inteiro de zero (0) a três (3), não sendo permitidas escolhas iguais. Ao ser dado um determinado sinal por uma delas (por exemplo, “um, dois, três e ... já”), as três mostram simultaneamente as mãos escondidas, que podem conter, cada uma, um (1) ou nenhum (0) dedo estendido. Quem acertar a quantidade total de dedos estendidos ganha aquela rodada.

Suponha que cada uma delas coloca um (1) ou nenhum (0) dedo estendido aleatoriamente e que, em uma determinada rodada, Amanda tenha escolhido o número um (1) e não tenha estendido dedo algum ao mostrar sua mão.

A probabilidade de que Amanda tenha ganhado essa rodada é

  • A.

    0.

  • B.

    0,20.

  • C.

    0,25.

  • D.

    0,50.

  • E.

    0,75.

Questão de Concurso - 1091208

Concurso ALE MA Assistente Legislativo - Agente Legislativo 2013

Questão 16

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Em um supermercado havia a seguinte promoção de uma conhecida marca de azeite extra virgem:

“50% a mais, grátis: leve 750 mL e pague apenas 500 mL”. Pedro, que costuma comprar o azeite da marca em questão, aproveitou a promoção e comprou seis garrafas de 750 mL.

Em relação ao custo total das seis garrafas sem a promoção, a economia de Pedro foi de

  • A.

    300%.

  • B.

    200%.

  • C.

    50%.

  • D.

    33%.

  • E.

    25%.

Questão de Concurso - 1090759

Concurso ALE MA Consultor Legislativo Especial - Direito Constitucional 2013

Questão 15

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

“...é submeter-se, por três anos, à aplicação de medidas ‘socioeducativas’; ...o caso remete à barbárie de que foi vítima...”;

“...distinguir entre o certo e o errado à luz das regras sociais”.

Com relação ao emprego do acento grave indicativo da crase nessas três frases, é correto afirmar que

  • A.

    as três ocorrências exemplificam o mesmo emprego do acento grave.

  • B.

    as duas primeiras ocorrências exemplificam um caso de acento grave diferente do da última ocorrência.

  • C.

    as duas últimas ocorrências exemplificam um caso de acento grave diferente do da primeira ocorrência.

  • D.

    as três ocorrências do emprego do acento grave indicativo da crase exemplificam casos distintos.

  • E.

    a primeira e a terceira ocorrência exemplificam o mesmo caso de emprego do acento grave indicativo da crase.

Questão de Concurso - 1090788

Concurso ALE MA Consultor Legislativo Especial - Direito Constitucional 2013

Questão 20

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Assinale a alternativa cuja oração sublinhada exemplifica o processo de coordenação.

  • A.

    “É dever do Estado (em atendimento a um direito inalienável) prover crianças e adolescentes com cuidados, segurança, oportunidades, inclusive de recuperação diante de deslizes sociais”.

  • B.

    “Neste sentido, o ECA mantém dispositivos importantes, que asseguram proteção a uma parcela da população em geral incapaz de discernir entre o certo e o errado à luz das regras sociais”.

  • C.

    “Mas, se estes são aspectos consideráveis, por outro lado é condenável o viés paternalista de uma lei orgânica que mais contempla direitos do que cobra obrigações daqueles a quem pretende proteger”.

  • D.

    “É um tipo de interpretação que anaboliza espertezas da criminalidade, como o emprego de menores em ações – inclusive armadas – de quadrilhas organizadas, ou serve de salvo-conduto a jovens criminosos para afrontar a lei”.

  • E.

    “É um tipo de interpretação que anaboliza espertezas da criminalidade, como o emprego de menores em ações – inclusive armadas – de quadrilhas organizadas, ou serve de salvo-conduto a jovens criminosos para afrontar a lei”.

Questão de Concurso - 1090797

Concurso ALE MA Consultor Legislativo Especial - Direito Constitucional 2013

Questão 24

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Dentro de uma caixa são colocadas quatro caixas menores. Depois, dentro de cada uma dessas caixas menores ou são colocadas quatro caixas ainda menores ou não é colocada caixa alguma. Esse processo se repete um determinado número de vezes, sendo que, a cada vez, dentro de cada uma das menores caixas ou são colocadas quatro caixas ainda menores ou não é colocada caixa alguma.

No final, seja N o número total de caixas, incluindo a primeira.

Um possível valor de N é

  • A.

    36.

  • B.

    39.

  • C.

    46.

  • D.

    49.

  • E.

    51.

Questão de Concurso - 1089129

Concurso ALE MA Técnico de Gestão Administrativa - Administrador 2013

Questão 31

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Em Administração, princípio é a afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. O fragmento:

“Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos” refere-se a um dos princípios mais importantes da administração científica, denominado princípio

  • A.

    do planejamento.

  • B.

    do preparo.

  • C.

    do controle.

  • D.

    da eficácia.

  • E.

    da execução.

Questão de Concurso - 1089294

Concurso ALE MA Técnico de Gestão Administrativa - Advogado 2013

Questão 37

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A prestação de serviços públicos no Brasil poderá ser feita de forma direta ou indireta. Uma das formas de delegação da prestação de serviços público é o contrato de concessão.

Esse contrato poderá ser extinto por meio de várias formas previstas na Lei n. 8.987/95.

Com relação a essas formas de extinção, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O contrato de concessão não pode ser extinto por iniciativa da concessionária em nenhuma hipótese.

  • B.

    Uma vez decretada a intervenção a concessão será necessariamente extinta.

  • C.

    Somente por ordem judicial a encampação poderá ser decretada.

  • D.

    Todas as formas de extinção da concessão são autoexecutáveis.

  • E.

    A inexecução total ou parcial do serviço por parte da concessionária pode levar a caducidade da concessão.

Questão de Concurso - 1090437

Concurso ALE MA Técnico de Gestão Administrativa - Revisor 2013

Questão 39

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Indique a alternativa cujos vocábulos tiveram sua acentuação gráfica alterada em função do último acordo ortográfico.

  • A.

    têm – vêm

  • B.

    heroico – saúde

  • C.

    colmeia – herói

  • D.

    veem – leem

  • E.

    para(v.) – pôr(v.)