Uma Sociedade Empresária apresentou os seguintes índices para os anos de 2017 e 2018, calculados a partir dos dados de suas demonstrações contábeis:
Considerando-se os índices apresentados, conforme fórmula de cálculo expressa no quadro anterior, é correto afirmar que:
O aumento na Liquidez Corrente, em conjunto com o aumento na Rentabilidade do Patrimônio Líquido, explica o aumento na Margem Líquida.
O aumento na Margem Líquida de 2018, em relação ao ano anterior, foi gerado pelo aumento no Giro do Ativo, mas não teve impacto na Rentabilidade do Ativo, que se manteve aproximadamente a mesma.
A redução no Endividamento de 2018, em relação ao ano anterior, foi responsável pelo aumento na Liquidez Corrente, o que manteve a Rentabilidade do Patrimônio Líquido aproximadamente a mesma.
O aumento no Giro do Ativo, em conjunto com o aumento na Rentabilidade do Patrimônio Líquido, explica a redução na Margem Líquida.
O aumento da Margem Líquida não está diretamente relacionado com a variação na Liquidez Corrente, mas está relacionado com o aumento da Rentabilidade do Ativo.