A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informaç...

1
Q1567526
Análise das Demonstrações Contábeis Análise de liquidez
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - Câmara de Coronel Fabriciano - Técnico em Contabilidade - 2017

A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informações do demonstrativo de Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados, assim como de outros demonstrativos contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009. As demonstrações contábeis, a exemplo do Balanço Patrimonial e a da Demonstração dos Resultados, além de demonstrarem a estrutura, trazem informações importantes sobre a situação e o histórico da empresa, informações estas que podem ser encontradas a partir de uma leitura prévia e também com base em análises. Para identificar a situação econômico-financeira, entretanto, utilizam-se indicadores financeiros. No quadro a seguir, apresentam-se os indicadores financeiros de uma empresa. Analise-os, relacionando-os às afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


Indicadores financeiros

20X2

Índice de liquidez corrente

Grau de endividamento total

Grau de imobilização

Capital de giro líquido

0,83

0,72

1,08

$ –13.000,00


( ) O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo com os recursos realizáveis no curto prazo. Em 20X2, a empresa demonstra ter liquidez suficiente para honrar com os seus compromissos de curto prazo.

( ) O grau de imobilização demonstra se a empresa tem realizado investimentos fixos com recursos de longo prazo que são os mais apropriados. Em 20X2, este indicador demonstra que a empresa utilizou fontes apropriadas para realizar seus investimentos fixos.

( ) O capital de giro líquido demonstra o montante de capital de giro existente na empresa. Em 20X2 a empresa possuía $13.000 de capital de giro próprio.

( ) O grau de endividamento total demonstra o comprometimento do capital próprio da organização em relação as suas obrigações de longo prazo. Em 20X2, indica que a empresa teve uma boa gestão de suas dívidas, pois está abaixo de 1,00.


A sequência está correta em

A

V, V, F, V.

B

F, V, F, V.

C

F, F, F, V.

D

F, V, V, F.