A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informações do demonstrativo de Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados, assim como de outros demonstrativos contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009. As demonstrações contábeis, a exemplo do Balanço Patrimonial e a da Demonstração dos Resultados, além de demonstrarem a estrutura, trazem informações importantes sobre a situação e o histórico da empresa, informações estas que podem ser encontradas a partir de uma leitura prévia e também com base em análises. Para identificar a situação econômico-financeira, entretanto, utilizam-se indicadores financeiros. No quadro a seguir, apresentam-se os indicadores financeiros de uma empresa. Analise-os, relacionando-os às afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
Indicadores financeiros | 20X2 |
Índice de liquidez corrente Grau de endividamento total Grau de imobilização Capital de giro líquido | 0,83 0,72 1,08 $ –13.000,00 |
( ) O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo com os recursos realizáveis no curto prazo. Em 20X2, a empresa demonstra ter liquidez suficiente para honrar com os seus compromissos de curto prazo.
( ) O grau de imobilização demonstra se a empresa tem realizado investimentos fixos com recursos de longo prazo que são os mais apropriados. Em 20X2, este indicador demonstra que a empresa utilizou fontes apropriadas para realizar seus investimentos fixos.
( ) O capital de giro líquido demonstra o montante de capital de giro existente na empresa. Em 20X2 a empresa possuía $13.000 de capital de giro próprio.
( ) O grau de endividamento total demonstra o comprometimento do capital próprio da organização em relação as suas obrigações de longo prazo. Em 20X2, indica que a empresa teve uma boa gestão de suas dívidas, pois está abaixo de 1,00.
A sequência está correta em
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, F, V.
F, V, V, F.