Recebemos uma lista de invenções, instituições e ideias, mas aprendemos pouco ou nada s...

1
Q1007370
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Recebemos uma lista de invenções, instituições e ideias, mas aprendemos pouco ou nada sobre o modo pelo qual o indivíduo vive sob essas instituições, com essas invenções e idéias, assim como não sabemos como suas atividades afetam os grupos culturais dos quais ele participa. As informações sobre esses pontos são extremamente necessárias, pois a dinâmica da vida social só pode ser compreendida com base na reação do indivíduo à cultura na qual vive.


(BOAS, Franz. Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014)


Franz Boas é considerado um dos fundadores da Antropologia Cultural, e dentre suas teses, destaca-se que

A

as culturas deveriam ser comparadas entre si de maneira a se encontrar os princípios comuns que as regem, e a considerar as particularidades que as tornam mais ou menos distantes umas das outras, em um percurso evolutivo comum.

B

as culturas obedecem a um conjunto mínimo de estruturas universais do pensamento, de maneira que o autor julgava incorreta a perspectiva que hierarquiza as culturas e as classifica entre superiores e inferiores.

C

o estudo de cada cultura deve partir de sua individualidade histórica, de maneira a ressaltar a relatividade dos hábitos, ritos e crenças e o seu pertencimento a cada cultura singular, considerando ao mesmo tempo que as culturas se transformam por meio do fenômeno da difusão cultural.

D

o objeto primordial da Antropologia são as funções sociais exercidas pelos costumes e crenças de cada comunidade, e tal qual Durkheim indicara no âmbito da Sociologia, existe um paralelo entre as funções presentes nos organismos físicos e aquelas presentes nos organismos sociais.

E

a cultura é um conjunto de interpretações, de maneira que a Antropologia seria uma interpretação de segundo grau, devendo o seu método ser entendido como uma “descrição densa”, pois consiste em uma interpretação de interpretações.