Questão 1007370 - Particularismo Histórico de Boas

Concurso: Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Sociólogo

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Antropologia Pré-Evolucionismo e Evolucionismo Particularismo Histórico de Boas

Franz Boas é considerado um dos fundadores da Antropologia Cultural, e dentre suas teses, destaca-se que

  • A. as culturas deveriam ser comparadas entre si de maneira a se encontrar os princípios comuns que as regem, e a considerar as particularidades que as tornam mais ou menos distantes umas das outras, em um percurso evolutivo comum.
  • B. as culturas obedecem a um conjunto mínimo de estruturas universais do pensamento, de maneira que o autor julgava incorreta a perspectiva que hierarquiza as culturas e as classifica entre superiores e inferiores.
  • C. o estudo de cada cultura deve partir de sua individualidade histórica, de maneira a ressaltar a relatividade dos hábitos, ritos e crenças e o seu pertencimento a cada cultura singular, considerando ao mesmo tempo que as culturas se transformam por meio do fenômeno da difusão cultural.
  • D. o objeto primordial da Antropologia são as funções sociais exercidas pelos costumes e crenças de cada comunidade, e tal qual Durkheim indicara no âmbito da Sociologia, existe um paralelo entre as funções presentes nos organismos físicos e aquelas presentes nos organismos sociais.
  • E. a cultura é um conjunto de interpretações, de maneira que a Antropologia seria uma interpretação de segundo grau, devendo o seu método ser entendido como uma “descrição densa”, pois consiste em uma interpretação de interpretações.