Antropologia Patrimônio Patrimônio Cultural: Memória e Cultura Material

“No processo de transformação por que passam os museus, seu papel educativo do público também vem sendo rediscutido. Tornou-se relevante a questão do aprendizado em museus, a chamada educação patrimonial, a ser introduzida no currículo das escolas”.(OLIVEIRA,2008) . De acordo com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nessa área, a educação patrimonial se caracteriza como:
  • A. o recurso educacional adotado pelos museus, a fim de que haja uma nova forma de “consumo” de seus acervos, adequando-se, assim, aos conceitos de patrimônio cultural na contemporaneidade.
  • B. um processo de aprendizado permanente, informal e empírico, voltado para o lazer, a cultura e o patrimônio.
  • C. o processo permanente e sistemático de educação, que toma o patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
  • D. uma solução educativa, que se utiliza do patrimônio como recurso didático e fonte secundária para a educação informal.
  • E. o procedimento flexível e assistemático para uma nova educação baseada no patrimônio histórico e cultural, que visa à experimentação do conhecimento pelo indivíduo e a sociedade.