“No processo de transformação por que passam os
museus, seu papel educativo do público também vem sendo
rediscutido. Tornou-se relevante a questão do aprendizado
em museus, a chamada educação patrimonial, a ser
introduzida no currículo das escolas”.(OLIVEIRA,2008) . De
acordo com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nessa
área, a educação patrimonial se caracteriza como:
A
o recurso educacional adotado pelos museus, a fim de
que haja uma nova forma de “consumo” de seus acervos,
adequando-se, assim, aos conceitos de patrimônio
cultural na contemporaneidade.
B
um processo de aprendizado permanente, informal e
empírico, voltado para o lazer, a cultura e o patrimônio.
C
o processo permanente e sistemático de educação, que
toma o patrimônio cultural como fonte primária de
conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
D
uma solução educativa, que se utiliza do patrimônio como
recurso didático e fonte secundária para a educação
informal.
E
o procedimento flexível e assistemático para uma nova
educação baseada no patrimônio histórico e cultural, que
visa à experimentação do conhecimento pelo indivíduo e
a sociedade.