Imagem de fundo

A influência do antropólogo Franz Boas no trabalho desenvolvido por Gilberto Freire, em...

A influência do antropólogo Franz Boas no trabalho desenvolvido por Gilberto Freire, em Casa Grande & Senzala , é reconhecida pelo antropólogo brasileiro, que afirma ter aprendido com o primeiro a estabelecer distinções entre os conceitos de raça e cultura. Assinale a alternativa que torna evidente tal influência:
A
“A história do contato das raças chamadas superiores é sempre a mesma. Extermínio ou degradação. Principalmente porque o vencedor entende de impor ao povo submetido a sua cultura moral inteira, maciça, sem transigência que suavize a imposição.”
B
“O processo civilizador dos jesuítas consistiu principalmente nesta inversão no filho educar o pai; no menino de servir de exemplo ao homem; na criança trazer ao caminho do Senhor e dos europeus a gente grande.”
C
“Por que nada mais anticientífico que falar-se da inferioridade do negro africano em relação ao ameríndio sem discriminar-se antes que ameríndio; sem distinguirse que negro. Se o tapuio, se o banto, se o hotentote.”
D
“O que sucedeu com os mouros, verificou-se também, até certo ponto, com os judeus. De uns e de outros deixou-se penetrar, em suas várias camadas, a sociedade portuguesa. E nunca – mais uma vez acentue-se – as classes estratificaram-se em Portugal a ponto de simplesmente pelo nome de pessoa ou família poder identificar-se o nobre ou o plebeu, o judeu ou o cristão, o hispano ou o mouro.”
E
“Se há hábito que faça o monge é o do escravo; e o africano foi muitas vezes obrigado a despir sua camisola de malê para vir de tanga, nos negreiros imundos, da África para o Brasil. Para de tanga ou calça de estopa tornar-se carregador de tigre.Aescravidão desenraizou o negro do seu meio social e de família, soltando-o entre gente estranha e muitas vezes hostil. Dentro de tal ambiente, no contato de forças tão dissolventes, seria absurdo esperar do escravo outro comportamento senão o imoral, de que tanto o acusam.”