Imagem de fundo

Roberto Da Matta considera que sem uma tradição

Roberto Da Matta considera que sem uma tradição

A

um grupo social pode viver desordenadamente, mas sem noção da cultura que produzem, mesmo que formem o seu estilo de vida e se situem diante de uma lógica de inclusões e exclusões.

B

um grupo social pode viver ordenadamente, porém nem sempre tem consciência de si e do outro e do seu estilo de vida, e o fato de não ter consciência não lhe permite se socializar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.

C

uma coletividade pode viver ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, isto é, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.

D

uma coletividade vive desordenadamente, mas tem consciência do seu estilo de vida. Ela tem ciência de que necessita ser sociável, mas somente a partir das inclusões necessárias que realiza.

E

uma coletividade vive ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, ou seja, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias.