Imagem de fundo

“Essa massa de mulatos e caboclos, lusitanizados pela língua portuguesa que falavam, pe...

1
Q977888
Teclas de Atalhos
Compartilhar
“Essa massa de mulatos e caboclos, lusitanizados pela língua portuguesa que falavam, pela visão de mundo, foram plasmando a etnia brasileira e promovendo, simultaneamente, sua integração, na forma de um Estado-Nação. Estava já madura quando recebe grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses, os quais possibilitou ir assimilando todos eles na condição de brasileiros genéricos” (Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, Cia. das Letras, 2002, p. 448). Assinale a alternativa incorreta.
A
As identidades nacionais são formadas e transformadas no interior das representações coletivas, que são dinâmicas e abarcam toda a vida social.
B
A mestiçagem do povo brasileiro deu-se tanto fisicamente como culturalmente.
C
O que gerou a identidade nacional brasileira foi o encontro entre diversos grupos étnicos, configurando-se no fenômeno da mestiçagem.
D
O brasileiro é um povo que resultou do encontro de vários outros povos, que, embora com culturas diferentes, se integraram ao Estado-Nação, às vezes por meios violentos.
E
A identidade nacional brasileira foi forjada à ferro e fogo pelos portugueses e por grandes contingentes de imigrantes europeus e japoneses.