No Brasil, a tipologia adotada para classificação dos sítios arqueológicos considera elementos como os artefatos, a composição estratigráfica e a cronologia.
Considerando esses critérios, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os sítios do tipo sambaqui.
Pinturas, gravuras e conchas próximas de superfícies rochosas; montes construídos intencionalmente com conchas e outros elementos inorgânicos, que remontam a 8.000 anos.
Conchas, ossos e ferramentas líticas próximas a corpos de água salgada; camadas intencionais de conchas e restos orgânicos e inorgânicos, que sejam datados entre 8.000 e 2.000 anos.
Fragmentos de cerâmica e objetos associados a sociedades agrícolas próximas de grandes rios; estratos com cerâmica misturada a sedimentos e carvão; a maioria remonta à pré-história.
Artefatos manufaturados, como moedas e louças, próximos a áreas com agricultura incipiente; estratos com presença de construções urbanas e restos faunísticos, que sejam datados por volta de 1.200 anos.
Conchas e fósseis próximas a corpos de água salgada; elementos preservados em camadas geológicas sedimentares com profundidade superior a 10 metros, que remontam a milhares de anos.