De acordo com a Carta de Lausanne (ICOMOS/ICAHM, 1990), a proteção do patrimônio arqueológico, em âmbito global, exige conhecimentos de distintas naturezas.
Conforme estabelecido pela Carta, assinale a opção que indica corretamente ações relacionadas ao patrimônio arqueológico e seus princípios.
A escavação deve ser preferencialmente realizada em sítios e monumentos que não estejam condenados à destruição, pois a intervenção pode agravar seu estado.
A preservação deve ser necessariamente integral, pois todos os bens arqueológicos são significativos e representativos do passado.
A conservação do patrimônio arqueológico em instituições científicas deve ser o objetivo fundamental, pois seu traslado do local original protege-o de pilhagens e danos.
A reconstituição deve ser realizada sobre os vestígios arqueológicos originais, pois assim preserva-se sua autenticidade.
A apresentação ao grande público deve consistir na popularização do conhecimento científico atualizado sobre o bem arqueológico, pois assim contribui para sua divulgação.