

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo Françoise Choay, o projeto de conservação, do qual a noção de monumento histórico não está dissociada, supõe, por definição, dois instrumentos específicos: por um lado, a jurisdição, que dá ao projeto o seu estatuto institucional; por outro lado, a disciplina construtiva, solidária e tributária dos novos saberes históricos e, a partir daí, a chamada restauração. A restauração, graças aos conhecimentos manifestados à medida que progridem os saberes da história da arte, da história das técnicas, da arqueologia é a disciplina prática por meio da qual se pretende substituir as reparações e intervenções – empíricas e marcadas pelas suas respectivas épocas – de que, até agora, todos os monumentos e edifícios foram indistintamente o objeto.
CHOAY, F. O patrimônio em questão: antologia para um combate. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011 (adaptado).
Acerca das recomendações e dos procedimentos aplicáveis a um projeto de restauração, avalie as afirmações a seguir.
I. A edificação deve ser percebida como objeto pertencente ao meio social, econômico e técnico de uma época.
II. O conhecimento das técnicas construtivas originais e da trajetória de usos e modificações do objeto a ser restaurado baliza a formulação do projeto de restauração.
III. O retorno ao estado original do bem, com o apagamento das marcas legadas pelo tempo, é o que se busca realizar com o projeto de restauração.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.