Questões de Concurso de História da Arte e Arquitetura - Arquitetura

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 791585

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 52

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue os seguintes itens.

A Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, mostrada a seguir, é exemplo de como grandes arquitetos, mesmo em diferentes períodos históricos, podem respeitar o projeto de seu antecessor e criar uma arquitetura com unidade e forte caráter simbólico, entre os quais se destacam Michelangelo, que contribuiu com a cúpula do edifício; posteriormente, Maderno, responsável pelo acréscimo da nave e de nova fachada, e, finalmente, Bernini, que projetou a famosa praça de São Pedro, definindo melhor o acesso à Basílica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791586

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue os seguintes itens.

As imagens representadas a seguir mostram o efeito contrastante da malha medieval de Paris com a parte onde foi aplicada a remodelação de Haussmann para a capital da França, com a abertura de ruas mais amplas e de quadras mais uniformizadas, como forma de facilitar e de valorizar desfiles militares das tropas do imperador Napoleão III.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791587

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue os seguintes itens.

Andrea Palladio, arquiteto do período maneirista, projetou a Villa Rotonda (figura I), que revolucionou o conceito de residência, setorizando por andares os ambientes da casa, o que influenciou outros famosos arquitetos, como Le Corbusier, cujos pensamentos da máquina de morar se concretizaram na Villa Savoye (figura II), ícone da arquitetura moderna mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791588

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue os seguintes itens. Atuar sobre uma edificação de um patrimônio histórico com os instrumentos técnicos atuais impossibilita que se confie que a intervenção passará inadvertida, pela própria natureza dos novos materiais. O pastiche nunca será solução satisfatória, já que mostra a incapacidade de quem projeta.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791613

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

O calçadão de Copacabana, elemento paisagístico pavimentado com pedras portuguesas, pode ser classificado na categoria de “pátio”, de acordo com as definições apresentadas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 791614

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Arquiteto / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

Tanto a pedra portuguesa quanto o desenho do calçadão tradicional têm origem em Portugal. Burle Marx apenas adaptou o desenho para o calçadão tradicional de Copacabana e, para o calçadão da Avenida Atlântica, criou um desenho abstrato sem repetição de formas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 843638

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A - Especialidade: Arquitetura / Questão 37

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os núcleos originais das cidades planejadas são construídos a partir de projetos detalhados. Como exemplo, no Brasil, tem a cidade de
  • A. Teresina – PI.
  • B. Alcântara – MA.
  • C. Porto Alegre – RS.
  • D. Campo Grande – MS.
  • E. Niterói – RJ.

Questão 843639

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A - Especialidade: Arquitetura / Questão 38

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se
  • A. a Casa da Cascata na Pensilvânia, nos EUA.
  • B. o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
  • C. a Unidade de Habitação em Marselha, na França.
  • D. a Torre de TV localizada na região central de Brasília.
  • E. o Edifício Marques do Herval, no Rio de Janeiro.

Questão 843640

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A - Especialidade: Arquitetura / Questão 39

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação aos estilos históricos de arquitetura brasileira, assinale a opção correta.
  • A. A Escola Álvares Penteado, o Teatro São José e a Maternidade São Paulo são exemplos de arquitetura neocolonial no Brasil.
  • B. Lucio Costa projetou o monumento comemorativo do centenário da Independência do Brasil, o qual representa o estilo art nouveau.
  • C. A arquitetura brutalista teve início no Brasil com a construção de Brasília, paralelamente ao modernismo.
  • D. O arquiteto Granjean de Montiny foi fundador da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e exerceu grande influência para a introdução do estilo neoclássico no Brasil.
  • E. A nova Catedral de São Paulo, cujo projeto é de Max Hehl, possui estilo neorromano.

Questão 875825

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Arquitetura / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.
  • A. A técnica arquitetônica do período medieval desenvolveu-se, principalmente, pela construção das catedrais, cuja monumentalidade e beleza de estilo gótico tornaram-se possíveis graças à invenção do arcobotante, construção que permitia a edificação das abóbodas ogivais no interior dos edifícios.
  • B. Com uma visão de mundo inspirada ao mesmo tempo no Classicismo e no Humanismo, o período renascentista não apresentou avanços em relação à linguagem arquitetônica. Se, por um lado, o Humanismo fundamenta-se na concepção de que o homem é o principal inspirador e destinatário da arquitetura, por outro, o Classicismo firma-se na reprodução de estilos já suficientemente experimentados no período medieval.
  • C. O monumento de Stonehenge, um dos principais registros históricos da arquitetura, é remanescente do período neolítico ou da pedra polida e localiza-se ao sul da Inglaterra, sendo integrado por menires, trílitos, dólmens e cromeleques, elementos formados por pedras na vertical sobre as quais são assentadas lajes.
  • D. A arquitetura do Egito Antigo é marcada pela construção de mastabas, edifícios em forma de tronco de pirâmide construídos com tijolos de argila e palha, secos ao sol, que eram destinados a abrigar os restos mortais dos indivíduos mais ricos, como os primeiros faraós.
  • E. Na chamada Antiguidade Clássica, o templo constitui expressão maior da arquitetura grega e a coluna, sua peculiaridade. As ordens dórica e coríntia são caracterizadas pelo emprego de motivos abstratos ou semiabstratos para simbolizar a vida orgânica, enquanto a ordem jônica é marcada pelo uso de ornamentos inspirados nas formas das folhas de acanto e de outras plantas.