

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A categoria de aglomerantes engloba os asfaltos.
A especificação correspondente ao número I é a válvula de descarga.
O cimento tipo 3 possui menor finura que o cimento tipo 1 e é empregado em obras que necessitam de boa resistência ao ataque das águas sulfatadas.
A utilização, para cada telha, de 4 parafusos afixados sempre distantes da borda (de um lado a 62 mm, e do outro a 153 mm) deverá ser vetada pela fiscalização, pois este procedimento é incorreto.
Na definição do projeto de arquitetura, o arquiteto deve compreender os princípios básicos do comportamento das estruturas e dos materiais. Em projetos que exigem vencer grandes vãos a melhor opção é pelo uso do aço, pois esse material apresenta resistência estrutural à compressão 100 vezes maior que a tração.
Segundo as recomendações apresentadas, é adequado que as telhas sejam afixadas na estrutura metálica usando a seguinte sequência de materiais: 1. gancho dimensionado para abraçar a estrutura com rosca apontada acima da telha, 2. arruela metálica, 3. porca, 4. proteção final com arruela de borracha e massa de vedação.
Revestimento de piso conformando manta de feltro de poliéster tramada com camada de fibra sintética de nylon e polipropileno com impregnação de resinas orgânicas é indicado para ambiente que requeira grande circulação de pessoas, como clínicas e consultórios.
No caso de uso da estaca hélice contínua, a armação deve ser colocada após completada a concretagem da estaca.
Uma das questões mais complexas relativas à execução das paredes de vedação é a deflexão de vigas e lajes. Para evitar problemas desta natureza, um dos cuidados a observar consiste em:
chapiscar o pilar e chumbar nele alguns ferros de espera.
Executar a elevação das paredes da base para o topo do edifício.
Efetuar o travamento das paredes logo após o assentamento dos tijolos.
Empregar argamassa na ligação entre paredes e pilares, sem necessidade de chapiscar previamente o pilar.
Executar, simultaneamente, a elevação das paredes em todos os pavimentos da edificação.
Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial – composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado – composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado – composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura.
Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento.
Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.
No pavimento térreo de um galpão industrial, onde há transporte de carga pesada, deve-se instalar um piso com 25 mm de espessura, armado com malha de 15 cm × 15 cm de ferro 8 mm (5/16"). Com esse procedimento, consegue-se obter um piso de alta resistência.
Considere que em um galpão, o piso foi concretado com a adição de quartzo, carborundum e agregados metálicos. Nesse caso, com esse procedimento, consegue-se obter um piso resistente destinado a locais onde se movimentam cargas pesadas e concentradas.
O piso tipo industrial é usado em escolas, hospitais; o piso tipo pesado, em locais de muito trânsito, como estações, escadarias; e o superpesado é adequado em locais de trânsito de cargas muito pesadas, onde se requer, entre outros, o uso de carrinhos com rodas metálicas.
Ao se fazer o projeto de um galpão com piso de alta resistência, são indicadas juntas plásticas em uma modulação quadrada de 1,25 m × 1,25 m, com a finalidade de evitar as trincas decorrentes da dilatação.
O fornecimento de água à rede de “sprinklers” pode ser efetuado por alimentação direta de um reservatório de acumulação elevado. No caso de riscos leves o reservatório deverá ter capacidade para atender a uma descarga de 125000 litros e no caso de riscos médios, o dobro desta descarga. Sempre que possível, procura-se dispor de duas fontes de fornecimento de água, utilizando-se a água proveniente do reservatório elevado apenas para manter as bombas escorvadas e recorrendo-se ao bombeamento de água de um reservatório inferior. Desde que haja complemento no reservatório inferior para o valor total estimado, no caso de riscos médios, a capacidade de reserva para incêndio do reservatório superior poderá ser reduzida para:
50.000 litros.
10.000 litros.
25.000 litros.
30.000 litros.
75.000 litros.
Os para-raios têm como função principal estabelecer meios para a descarga se dirigir, pelo menor percurso possível, para a Terra, sem passar junto às partes não condutoras e ainda dupla ação: preventiva e protetora. O “cone de proteção” tem como base um círculo cujo centro é a haste do para-raios e cujo diâmetro é:
o quádruplo da altura de montagem.
o dobro da altura de montagem.
o triplo da altura da montagem.
igual à altura da montagem.
a metade da altura da montagem.
Maxim-ar é uma janela de correr que se recolhe atrás da parede, via de regra em nichos apropriados, o que garante a ventilação através da abertura total da janela.
Na demolição de edificação com mais de dois pavimentos ou de altura superior a 6 m e distando menos de 3 m do alinhamento do terreno, caberá ao construtor:
I. a responsabilidade quanto aos danos que a demolidora venha a causar a terceiros, edificações e transeuntes, independente do contrato entre as partes.
II. a execução de galeria de 3 m de altura sobre o passeio, com bordas fechadas por tapumes com no mínimo 1 m de altura.
III. a execução de bandejas salva-vidas planas em todo o perímetro da obra, com dimensão mínima de 1 m.
IV. a execução de calhas fechadas com inclinação mínima de 45°, quando da retirada do entulho por gravidade.
É correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
III e IV.
I.
I e III.
II e IV.
Uma grelha é uma estrutura plana reticulada, composta de membros contínuos que se interceptam ou se cruzam mutuamente, a qual está sujeita a cargas perpendiculares ao seu plano.
Algumas vezes, por exigências arquitetônicas, por necessidades especiais ou estéticas, a viga projeta-se fora do plano, desenvolvendo em planta um arco ou poligonal, apoiando-se apenas nos seus extremos. Esse tipo de vigia denomina-se
vierendeel em arco.
contínua encurvada.
treliça.
axial.
balcão.
A opção pelo uso da grelha, vantajosa sobretudo no caso de grandes vãos, contribui para reduzir o peso próprio da laje, pela eliminação do concreto que se encontra acima da linha neutra, ou seja, que está sendo tracionado.
Telhas plan, louça sanitária, lajes pré-moldadas, cerâmica e esquadrias são materiais industrializados, mas somente as telhas e as lajes pré-moldadas podem ser enquadradas na classificação industrialização e racionalização das construções.
1500 VA;
1400 VA;
1300 VA;
1200 VA;
1000 VA.