Imagem de fundo

Os clusters urbanos são uma das mais eficientes opções para o desenvolvimento econômico...

Os clusters urbanos são uma das mais eficientes opções para o desenvolvimento econômico local, o que tem suscitado a análise de sua estrutura e principais características.


Avalie o que se afirma sobre os clusters.


I- A troca constante de sinergias é capaz de gerar tanto a prática de cooperação entre as empresas, quanto a rivalidade e a competição.

II- Cidades da ciência, polos tecnológicos, tecnopolos e parques tecnológicos são termos utilizados para nomear os clusters de alta tecnologia.

III- O parque tecnológico Sophia Antipolis, na França, é considerado por outros países da Europa como um caso de fracasso, devido à ampla participação e à intervenção do governo.

IV- O surgimento dos clusters não ocorre geralmente por meio de políticas públicas, mas estas têm se mostrado de grande importância para alavancar a competitividade e a cooperação entre as empresas.

V- O Vale do Silício, na Califórnia, não pode ser considerado um cluster, pois revela a experiência de um núcleo de empresas de alta tecnologia desenvolvido praticamente sem planejamento.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e II.

B

III e V.

C

I, III e V.

D

I, II e IV.