A NBR 10126 - Cotagem em desenho técnico - fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. Segundo a norma, cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Sobre essa norma, assinale a alternativa correta.
O cruzamento das linhas de cota e auxiliares deve ser evitado, porém, se isso ocorrer, as linhas devem ser interrompidas no ponto de cruzamento.
A indicação dos limites da linha de cota é feita por meio de traços oblíquos, não havendo outra representação segundo a NBR.
Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, entretanto, se necessário, podem ser desenhadas obliquamente a este, (aproximadamente 60°), porém paralelas entre si.
Existe um único método de cotagem segundo a NBR 10126, segundo o qual as cotas devem ser localizadas acima e paralelamente às suas linhas de cotas e preferivelmente no centro.
Símbolos são usados com cotas para mostrar a identificação das formas e melhorar a interpretação de desenho, o símbolo ɸ representa o raio de uma forma circular.