Observe as imagens da casa prototípica do arquiteto Antônio Lúcio Pinheiro, um exemplar da arquitetura brutalista goiana, datada de 1976.
Perspectivas axonométricas da Casa Antônio Lúcio Pinheiro. Disponível em: <http://www. issuu.com/ronaldodiver/docs/>. Acesso em: 14 fev. 2022. | Perspectivas axonométricas da Casa Antônio Lúcio Pinheiro. Disponível em: <http://www. issuu.com/ronaldodiver/docs/>. Acesso em: 14 fev. 2022. | Vista frontal e maquete da Casa Antônio Lúcio Pinheiro. Disponível em: <http://www. issuu.com/ronaldodiver/docs/>. Acesso em: 10 fev. 2022. |
As imagens apresentadas evidenciam que
a casa ocupa toda a extensão do terreno, em dois pavimentos, sendo que a circulação vertical se dá por duas escadas, uma localizada no centro do prisma e outra no bloco de serviços, ligando-o à garagem, situada no subsolo.
a casa é desenvolvida a partir de um programa formado por quatro setores distintos, sendo a residência localizada no pavimento superior, o escritório, os serviços e o lazer no térreo, e a garagem no subsolo.
o bloco do pavimento superior da residência, um prisma de concreto e vidro, protegido por brise soleil, é distribuído sobre dez vigas de concreto arquitravadas, que sustentam lajes planas, sendo duas delas aparentes na fachada.
o prisma superior é sustentado por quatro pilares de concreto, de seção em forma de “L”, dispostos paralelos entre si, localizados no centro do lote, conformando o centro de distribuição dos fluxos entre os volumes e o acesso à rua.