A iluminação pública e seu projeto devem obedecer a técnicas e concepções voltadas para a percepção humana da luz, a dimensão do custo de produção da obra, as funcionalidades e a interação com a morfologia e demais elementos da urbanização. Sobre o tema, baseando-se na imagem a seguir, é correto afirmar que a(o)
Figura 6 Esquema geral de iluminação pública em seção de via. Fonte: CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Projetos de iluminação pública. Manual de distribuição. 64 f. Belo Horizonte: CEMIG, nov. 2012, p. 8.1.
iluminação em níveis se justifica, conforme a ilustração, em casos de densa arborização urbana, em que há projeção de sombra pelas copas das árvores.
custo do projeto de iluminação urbana tende à elevação desnecessária no caso da previsão de dois níveis de instalação de refletores idênticos. A situação ideal é a de braços longos e altos para compensação.
projeto com dois níveis de iluminação produz diferentes planos de visibilidade, a curta e longa distância, com acuidade para veículos e pedestres.
inversão da direção dos refletores altos e baixos é viável, posto que se trata da mesma tecnologia de iluminação nos dois casos. Refletores baixos seriam voltados para leito de via e refletores altos, para copas de árvores.
regulação de extensão de braços longos ou médios para refletores altos elimina, na prática, a necessidade de refletores baixos, mesmo em caso de via arborizada.