Considere-se a figura a seguir, extraída de norma de saídas de emergência vigente no estado de São Paulo, e um dimensionamento da abertura do balcão que garante área efetiva de ventilação de 1,5 m², sendo as aletas de proteção dessa abertura espaçadas entre si em 15 cm e anguladas em 45º em relação ao plano vertical.
Dentro da terminologia empregada na normatização de incêndios e considerando as exigências aplicáveis a projetos de edificação em múltiplos pavimentos, tal solução é denominada ventilação
por balcão e pode atender às exigências de ventilação de escadas enclausuradas à prova de fumaça, sendo, neste caso, solução alternativa ao emprego de antecâmara ventilada ou à pressurização da escada.
por balcão e pode atender às exigências de ventilação de escadas enclausuradas à prova de fumaça, sendo, neste caso, solução alternativa à pressurização da escada, mas não ao emprego de antecâmara ventilada.
por balcão e pode atender às exigências de ventilação de escadas enclausuradas à prova de fumaça, sendo, neste caso, solução alternativa ao emprego de antecâmara ventilada, mas não à pressurização da escada.
direta e pode atender às exigências de ventilação de escadas enclausuradas à prova de fumaça, sendo, neste caso, solução alternativa ao emprego de antecâmara ventilada, mas não à pressurização da escada.
direta e pode atender às exigências de ventilação de escadas enclausuradas à prova de fumaça, sendo, neste caso, solução alternativa à pressurização da escada, mas não ao emprego de antecâmara ventilada.