Na programação de uma etapa de obras de terraplenagem
envolvendo escavação, carga, transporte, descarga e aterro,
deve ser considerado que
A
o número de viagens de terra será o resultado do volume
de aterro, calculado geometricamente, pelo produto da
área das seções vezes a equidistância entre as seções,
dividido pela capacidade de carga do caminhão utilizado.
B
para se equilibrar o movimento de terra, evitando-se
empréstimo e bota-fora, deve-se buscar que os volumes
de corte e de aterro sejam iguais, calculados geometricamente,
pelo produto da área das seções vezes a equidistância
entre as seções.
C
por ser o grau de compactação do material em aterro
menor que o do terreno natural, deve ser levado em conta
que o volume previsto de material escavado produzirá
um volume de aterro 15% maior.
D
devido ao empolamento, o número de viagens necessárias
ao transporte do material escavado corresponderá
a um volume maior do que o resultante do cálculo do
volume escavado, medido geometricamente, dividido
pela capacidade do caminhão.
E
por ser o grau de compactação do material em aterro
menor que o do terreno natural, deve ser levado em conta
que o volume previsto de material escavado produzirá
um volume de aterro 30% maior.