Imagem de fundo

É correto afirmar que

É correto afirmar que

A

tanto a classificação quanto a ordenação estão a serviço da preservação dos documentos. Do ponto de vista arquivístico, ambas devem estar articuladas para que os documentos possam ser acondicionados sequencialmente nas unidades de arquivamento, independentemente de seus formatos e dimensões.

B

no meio arquivístico brasileiro, é comum a distinção entre os termos “classificação” e “arranjo”. Segundo tal distinção, “classificação” corresponde às operações intelectuais, enquanto “arranjo”, às operações práticas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente.

C

o principal objetivo da classificação é tornar visível as funções e as atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as relações entre os documentos.

D

a classificação é geralmente traduzida em esquema no qual a hierarquia entre as classes e suas subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado plano de trabalho.

E

tanto a ordenação quanto a classificação envolve os tipos documentais. A diferença entre elas é que a primeira leva em consideração a forma e as razões que determinaram a existência dos tipos documentais, enquanto a segunda os aborda do ponto de vista do acesso.