Arquivologia Arquivamento e Ordenação de Documentos Etapas do arquivamento

É correto afirmar que
  • A. tanto a classificação quanto a ordenação estão a serviço da preservação dos documentos. Do ponto de vista arquivístico, ambas devem estar articuladas para que os documentos possam ser acondicionados sequencialmente nas unidades de arquivamento, independentemente de seus formatos e dimensões.
  • B. no meio arquivístico brasileiro, é comum a distinção entre os termos “classificação” e “arranjo”. Segundo tal distinção, “classificação” corresponde às operações intelectuais, enquanto “arranjo”, às operações práticas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente.
  • C. o principal objetivo da classificação é tornar visível as funções e as atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as relações entre os documentos.
  • D. a classificação é geralmente traduzida em esquema no qual a hierarquia entre as classes e suas subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado plano de trabalho.
  • E. tanto a ordenação quanto a classificação envolve os tipos documentais. A diferença entre elas é que a primeira leva em consideração a forma e as razões que determinaram a existência dos tipos documentais, enquanto a segunda os aborda do ponto de vista do acesso.