Quanto à importância do aspecto lúdico no ensino de Arte, leia o trecho a seguir.
Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
No contexto do ensino de Arte, o jogo simbólico ao qual o autor se refere
permite atribuir novos significados a vários objetos, exercitando o fazer artístico e o domínio da leitura de imagens.
motiva situações lúdicas de criação artística para favorecer habilidades individuais de adaptação e assimilação à sociedade.
serve para disciplinar o comportamento dos alunos e gerar um ambiente de trabalho necessário para a análise das obras de arte em sala de aula.
treina de modo lúdico as funções de reconhecimento artístico próprias do mundo adulto, preparando os alunos para identificar a variedade estilística das obras de arte
proporciona momento de lazer, para aliviar o estresse da cobrança do rendimento escolar nas disciplinas de educação artística.