“A avaliação tem uma grande importância na implementação dos programas de música e possui muitas funções, como avaliar o progresso do aluno; […] motivá-lo; ajudar a melhorar o ensino do professor […] ou, ainda, coletar dados para uso em pesquisas, gerando conhecimento para orientar outras situações de avaliação baseadas em sistemas mais adequados” (TOURINHO; OLIVEIRA, 2003, p. 13).
Assinale a alternativa na qual consta o conceito de avaliação diagnóstica.
Acontece no final do bimestre, semestre ou ano, geralmente mensurada, configurando-se como uma passagem do informal para o formal.
Acontece naturalmente dentro da classe, para que o material ganhe dimensões expressivas, nas pequenas audições para os colegas e mesmo para o público.
Sempre presente nos testes escolares de ingresso, nos testes de seleção e nos primeiros contatos com o estudante, quando se determinam as atividades a serem desenvolvidas a médio e longo prazo.
Constante nas aulas em grupo, de forma contínua o professor escuta os estudantes com o objetivo de corrigi-los e situá-los no grupo onde os níveis de aprendizagem, embora sejam diferenciados, ocorrem simultaneamente.
Decidida conjuntamente entre professor e estudantes, pois descreve, analisa e critica uma dada realidade, visando transformá-la, por meio de descobertas sucessivas e de mudanças de contexto.