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A artista brasileira Rosana Paulino trabalha com diferentes técnicas, entre as quais, a...

A artista brasileira Rosana Paulino trabalha com diferentes técnicas, entre as quais, a pintura, a serigrafia e a costura, abordando questões que se relacionam com seu universo pessoal e com temáticas sociais relacionadas à violência, ao racismo, sexualidade e feminilidade.


Observe sua obra “Parede da memória”:



PAULINO, Rosana. “Parede de Memória”, 1994-2015. Instalação com fotografias impressas em almofadinhas. Tecido, microfibra, xerox, linha de algodão e aquarela 8,0 x 8,0 x 3,0 cm cada elemento.



Detalhe da obra.

PAULINO, Rosana. “Parede de Memória”, 1994-2015. Instalação com fotografias impressas em almofadinhas. Tecido, microfibra, xerox, linha de algodão e aquarela 8,0 x 8,0 x 3,0 cm cada elemento.


“As peças se assemelham aos patuás – amuletos utilizados por alguns praticantes do candomblé. Usualmente confeccionados com tecidos da cor correspondente a cada orixá, os patuás são trouxinhas que carregam ervas ou outras substâncias com a finalidade de proteger aqueles que os portam. Aqui, no entanto, a função do amuleto é deslocada. O que confere proteção não é alguma matéria ou elemento da natureza, mas a própria reconfiguração dessas imagens, na busca por compor uma memória coletiva.”


QUINTELLA, Pollyana. Rosana Paulino, 2020. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/234/rosana-paulino. Acesso em: 12 nov. 22


A partir das informações apresentadas a respeito da obra de Rosana Paulino, assinale a alternativa correta:

A

Na instalação “Parede de Memória”, a artista utiliza a materialidade para fazer referência à memória coletiva e à história do povo negro.

B

A repetição dos objetos (patuás) na instalação não é intencional, mas resultado da quantidade de pessoas que participaram da obra.

C

A artista usa o seu trabalho para falar exclusivamente das suas relações familiares e da sua religiosidade de matriz africana.

D

O principal assunto da instalação é a religiosidade de matriz africana e a artesania afro-brasileira.

E

A objetificação das pessoas na obra é uma forma de a artista homenagear sua ancestralidade negra e sua religiosidade.