O conceito de estética, segundo Immanuel Kant, está relacionado à noção de "juízo de gosto" e de beleza. Em termos pedagógicos, como esse conceito pode ser utilizado para desenvolver uma análise crítica de obras de arte em sala de aula?
Kant defende que o juízo estético é puramente subjetivo e, portanto, não pode ser ensinado ou desenvolvido nas aulas de arte, pois depende exclusivamente da experiência individual de cada aluno.
A teoria estética kantiana sugere que o juízo de gosto pode ser ensinado por meio da análise de regras formais rígidas, que determinam quais elementos tornam uma obra bela ou feia.
Para Kant, o ensino da estética deve focar apenas na técnica artística, sem espaço para a discussão sobre o juízo de gosto, que deve ser deixado exclusivamente para os críticos de arte profissionais.
O ensino de arte deve evitar a aplicação das teorias estéticas de Kant, pois sua ênfase no julgamento subjetivo torna impossível estabelecer critérios de avaliação em contextos pedagógicos.
Segundo Kant, o juízo de gosto não depende de regras objetivas, mas envolve uma apreciação desinteressada, que pode ser trabalhada em sala de aula através da reflexão crítica sobre a beleza como uma experiência universal.