Questões de Concurso de Metodologias - Artes

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Questão de Concurso - 1063248

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 21

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Sobre os princípios metodológicos que fundamentam a Arte-educação, Elliot Eisner destaca duas categorias de ensino da arte: a contextualista e a essencialista. Sobre essas categorias é correto afirmar:
  • A. Questões instrumentais da arte na educação são o foco principal da categoria essencialista.
  • B. Para o ensino essencialista, deve-se levar em conta as necessidades psicológicas dos alunos.
  • C. A categoria contextualista se tornou modelo inovador de ensino de arte no século XX.
  • D. A visão contextualista se fundamenta em contextos específicos da histórica da arte.
  • E. Para a categoria essencialista, o ensino da arte se justifica pela própria arte.

Questão de Concurso - 1110277

Concurso

Questão 40

Nível

O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.

  • A. circunstâncias de ficção – reprodutibilidade técnica – gestus
  • B.

    circunstâncias de ficção – episódios – peça didática

  • C.

    episódios – professor-personagem – circunstâncias de ficção

  • D. gestus – reprodutibilidade técnica – arquétipo
  • E.

    professor-personagem - peça didática – arquétipo

Questão de Concurso - 1129655

Concurso Professor de Artes Visuais 2018

Questão 8

Colégio Pedro II

Nível Superior

“Como ensinar para que a criança se deixe afetar pela arte sem perder a experiência com a própria ação artística é hoje a chave do ensino na área nos paradigmas construtivistas. Essa prática de ensino mudou muitos referenciais a respeito do que é e de como a arte pode ser aprendida por crianças e jovens.”

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017, p. 120.


Com base nessa citação de Rosa Iavelberg, pode-se afirmar que o pensamento pós-moderno em Artes Visuais configura


  • A.

    um valor em si mesmo, em que a arte da criança ganha existência com leis próprias.

  • B.

    livre expressão, ou seja, a criança não pode sofrer interferência da arte adulta nem da de outra criança.

  • C.

    que a criança é autora de sua produção e dialoga com as obras e artistas, construindo seu caminho com a mediação do professor.

  • D.

    que a criança pequena deve ser mediada pelo professor, mas sem contato com a arte adulta, para que não sofra influência em seu repertório.

Questão de Concurso - 947272

Concurso

Questão 30

Nível

Considere as características abaixo.

I. Canções e jogos infantis cantados na língua materna.

II. Melodias folclóricas nacionais e acrescidas de melodias de outras nações.

III. Temas derivados do repertório ocidental.

Essas são características de uma proposta de educação musical essencialmente estruturada no uso da voz que foi utilizada pelo compositor e educador

  • A. Émile Jaques Dalcroze.
  • B. Carl Orff.
  • C. Zoltan Kodály.
  • D. Murray Shaffer.

Questão de Concurso - 894743

Concurso HCPA Professor - Área: Artes 2017

Questão 34

Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível Superior

A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:
  • A. Melodia, Harmonia, Timbre, Letra e Ritmo.
  • B. Composição, Harmonia, Execução, Apreciação e Técnica.
  • C. Composição, Literatura, Apreciação, Execução e Técnica.
  • D. Apreciação, Harmonia, Composição, Técnica e Ritmo.
  • E. Apreciação, Melodia, Harmonia, Ritmo e Composição.

Questão de Concurso - 894745

Concurso HCPA Professor - Área: Artes 2017

Questão 36

Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível Superior

Relacione corretamente os métodos ativos em educação musical com seus respectivos autores: (I) Zoltán Kodály (II) Émile Jaques-Dalcroze (III) Carl Orff (IV) Edgar Willens (V) Shinichi Suzuki

( ) Apresenta em sua metodologia princípios como as relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano, a não utilização de recursos extramusicais no ensino musical, a ênfase da necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito e relação do ritmo, melodia e harmonia, com aspectos físicos sensoriais, afetivos e mentais.

( ) Ao perceber que o corpo deveria ser o primeiro instrumento musical a ser treinado, o autor buscou desenvolver um método que traduzisse a linguagem corporal em linguagem musical. Segundo ele, todos os elementos musicais poderiam ser experimentados e vivenciados através do movimento, pois acreditava que há um gesto para cada som e um som para cada gesto.

( ) Propôs uma metodologia com instrumental específico composto por instrumentos melódicos de percussão, com o objetivo central de integração dos elementos da linguagem falada, do ritmo, da canção e da dança. Em sua concepção, o processo de aprendizagem envolve cantar, movimentar-se, tocar, improvisar e compor. Todos são participantes, e não apenas ouvintes, no fazer musical.

( ) O objetivo do método proposto pelo autor é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de aprendizagem. Sua proposta de “Educação para o talento” traz princípios como: motivação; alegria e autoconfiança; aprendizagem dentro do ritmo de cada um; imitação dos modelos que estão sempre disponíveis e identificação com os mestres.

( ) Desenvolveu um sistema de educação musical dirigida a todas as pessoas com a utilização da música folclórica de seu país de origem, ampla utilização da prática vocal em grupo, do treinamento auditivo e do solfejo.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A. II, V, IV, III, I
  • B. III, V, IV, I, II
  • C. III, V, I, IV, II
  • D. IV, II, III, V, I
  • E. IV, III, II, V, I

Questão de Concurso - 894747

Concurso HCPA Professor - Área: Artes 2017

Questão 38

Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível Superior

Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O método de iniciação musical de Sá Pereira baseia-se na iniciação sensorial com ênfase na experiência musical antes dos conhecimentos teóricos. Influenciado pelos conceitos musicais de Orff, Dalcroze e Kodaly, e pelos conceitos educacionais de Piaget, propunha uma educação musical servida de atividades espontâneas, envolvendo atividades em grupo, danças e conjuntos de percussão a fim de propiciar a vivência e a experiência do fenômeno musical e das relações entre sons e sonoridades.
  • B. Gomes Júnior criou o Método Analítico em 1915, sendo o pioneiro, apesar de não ser mais utilizado. O método introduziu o canto coral na educação brasileira e apresentava um sistema de sinais análogo ao Manossolfa, podendo ainda ser associado a Dalcroze no que diz respeito ao movimento.
  • C. Após uma série de viagens empreendidas pelo interior do Brasil, onde teve contato com diversas manifestações musicais folclóricas e indígenas, Villa Lobos implantou um método coral nacionalista, cujo repertório é composto por canções indígenas, inclusive com a adição de instrumentos típicos dessa cultura.
  • D. Liddy Mignone criou seu método em 1961, baseando o conceito de educação musical percebida pela criança como recreação, e não como imposição. Defendia o aprendizado musical desde o início da infância e que o contexto musical fosse apresentado através de estórias infantis, jogos, brincadeiras e dramatizações.
  • E. A implantação do método defendido por Villa Lobos como disciplina obrigatória nas escolas do Rio de Janeiro e depois do restante do Brasil surgiu a partir do convite, feito por Anísio Teixeira, para assumir o cargo de diretor da Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA). Apesar de controverso por associar educação musical com ideias de moral e civismo, e por estar ligado ao Estado Novo, o ensino obrigatório do Canto Orfeônico foi a tentativa mais robusta de implantação da educação musical nas escolas brasileiras na época.

Questão de Concurso - 905407

Concurso

Questão 45

Nível

A Pedagogia Ward recomenda cuidados para com o trato vocal de crianças entre os 6 e 8 anos em atividade coral. A tessitura vocal utilizada no repertório deve estar dentro de limites estabelecidos tanto no registro grave quanto no agudo. Os limites que compreendem a tessitura vocal recomendados pela Pedagogia Ward na idade entre 6 e 8 anos são estabelecidos entre as notas
  • A. Dó 3 e Dó 4.
  • B. Fá 3 e Fá 4.
  • C. Sib 2 e Sib 3.
  • D. Láb 3 e Láb 4.
  • E. Mib 3 e Mib 4.

Questão de Concurso - 905410

Concurso

Questão 48

Nível

Dadas as afirmativas,

I. O Ensino Coletivo de Música é um facilitador no processo de democratização do ensino de música.

II. O Canto Orfeônico foi a primeira iniciativa sistematizada de utilização do Ensino Coletivo de Música no Brasil.

III. A leitura musical deve sempre acontecer antes da prática.

IV. A imitação deve ser evitada em todos os estágios de desenvolvimento do Ensino Coletivo de Música.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Questão de Concurso - 905411

Concurso

Questão 49

Nível

Em uma atividade de sala, na qual o canto coral está sendo utilizado como elemento de musicalização, o professor deve planejar o ensaio focando quatro aspectos importantes da preparação vocal inicial e final. Assinale a alternativa que indica corretamente esses aspectos.
  • A. Aquecimento corporal, pré-aquecimento vocal, vocalização e relaxamento.
  • B. Aquecimento mental, aquecimento vocal, relaxamento mental e relaxamento vocal.
  • C. Aquecimento vocal, leitura de partituras, sonoridade e desaquecimento vocal.
  • D. Aquecimento vocal, apreciação musical, sonoridade e desaquecimento vocal.
  • E. Aquecimento corporal, aquecimento vocal, relaxamento corporal e desaquecimento vocal.