Questões de Concurso de Teoria em Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 961087

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 32

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Nessa tirinha, o personagem Hagar, o terrível, ao se referir aos tipos de pessoas que existem no mundo, expressa ironicamente uma visão de cultura baseada em:

  • A. valores etnocêntricos;
  • B. pressupostos relativistas;
  • C. funções simbólicas;
  • D. hábitos adquiridos;
  • E. padrões cognitivos.

Questão 961088

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 33

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:

  • A. valores inclusivos;
  • B. ideais de tolerância;
  • C. integração étnica;
  • D. distinção social;
  • E. reconhecimento da alteridade.

Questão 961089

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 34

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O termo multiculturalismo se refere a uma postura moral e politicamente favorável ao pluralismo cultural e a modelos de integração social e de gestão política que busquem o seu fomento, conforme explicitado em certos tipos de programas sociais como:

I. políticas de preservação do patrimônio linguístico aborígene em escolas indígenas;

II. desenvolvimento de símbolos que fortalecem a identidade nacional;

III. programas de controle de imigrantes com base em critérios confessionais;

IV. projetos pedagógicos voltados para a educação das relações étnico-raciais.

São exemplos de programas baseados no ideal do multiculturalismo somente:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e IV;
  • E. III e IV.

Questão 610140

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Programação Visual / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As cores primárias aditivas são o amarelo, o ciano e o magenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964803

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1015749

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2018 (2ª edição)

Cargo: Professor - Área Arte-Educação / Questão 33

Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível: Superior

Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística”. Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.

( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.

( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.

( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V.

Questão 1015750

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2018 (2ª edição)

Cargo: Professor - Área Arte-Educação / Questão 34

Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível: Superior

Sobre estética, linguagem e arte digital, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Do ponto de vista da estética, a arte digital é uma produção artística que explora a textura dos materiais e nega as possibilidades de interação.

( ) A arte digital é criada a partir de ambientes computacionais.

( ) Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outras.

( ) É uma área de conhecimento sem possibilidades de expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 1980.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.

Questão 716630

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino das artes não se relaciona à dimensão social das manifestações artísticas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716631

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Aprender a perceber, a sentir e a articular a arte dissocia-se das funções das escolas e da sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716632

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A arte pode ter função criadora na construção do devir humano.
  • C. Certo
  • E. Errado