Imagem de fundo

Juntamente com o pintor Frans Post, o artista holandês Albert Eckhout (1610-1666) integ...

Juntamente com o pintor Frans Post, o artista holandês Albert Eckhout (1610-1666) integrou a comitiva de João Maurício de Nassau a Pernambuco em 1637. No Brasil, o pintor realizou diversas pinturas e inúmeros desenhos. Entre as obras deste período, o artista compôs quatro pares de pinturas que representavam as principais etnias brasileiras.


Considerando a representação da mulher tupi na pintura de Eckout, é correto afirmar que a obra

A

possui um registro exclusivamente realista tanto na forma de representar a figura central como também na paisagem que compõe o ambiente.

B

apresenta, além de um caráter documental sobre a cultura tupi, elementos marcantes de uma representação alegórica das etnias.

C

parte de uma observação superficial das características específicas das etnias ao retratar a indígena com traços faciais característicos dos afrodescendentes.

D

retrata com precisão os costumes tradicionais da etnia indígena tupi ao documentar seus objetos manufaturados de uso cotidiano e sua vestimenta.

E

apresenta o indígena como um elemento da natureza selvagem e hostil brasileira, igualando sua importância a de outros elementos da composição como o sapo e a bananeira