Em desenho técnico, corte tem como objetivo representar de modo claro os detalhes internos nos desenhos de peças ou conjuntos. Os tipos de corte variam em relação aos limites e extensão do plano de cortes (total, meio-corte, parcial) ou em relação ao número de planos que passará pela peça (em desvio, rebatido). Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) Meio Corte é utilizado quando uma peça é simétrica, não havendo necessidade de um corte total. Metade da peça é representada cortada e a outra metade em vista, exibindo os detalhes não visíveis.
( ) Nas áreas hachuradas não se devem representar arestas não visíveis, executando-se os casos especiais em que se requer maior clareza.
( ) Corte Parcial se aplica quando se quer mostrar apenas uma parte da peça, limitando-se o plano de corte por uma linha de ruptura (sinuosa) e pelo contorno da peça. Os detalhes não visíveis, em áreas não atingidas pelo corte parcial, devem ser omitidos.
( ) Corte em desvio é utilizado em peças nas quais os detalhes a serem mostrados não estão em um mesmo plano. Passe-se mais de um plano, desviando-se perpendicularmente, em todos os detalhes. As arestas formadas pelos desvios dos planos de corte não são representadas na vista hachurada.
( ) Linhas para hachuras são de espessura fina, traço contínuo ou tracejadas, geralmente inclinadas a 45º e mostram as partes cortadas da peça. Servem também para indicar o material da peça de acordo com as convenções recomendadas pela ABNT.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
V, V, F, V, V
F, V, F, V, V
F, V, V, V, V
V, F, V, F, V
F, V, F, V, F