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“O século XX viu despontar, em curto espaço de tempo, uma série de músicos comprometido...

“O século XX viu despontar, em curto espaço de tempo, uma série de músicos comprometidos com o ensino da música. Dentre eles destacam-se alguns, pela pertinência de suas propostas e por sua penetração no Brasil, tornando-se, com isso, mais significativos entre nós.” (Fonterrada, 2003). A seguir estão, em síntese, o que cada educador de primeira geração propôs para a Educação Musical:


I. Busca desenvolver a expressão, a criatividade e a musicalidade como um todo. Pratica o tocar instrumentos de plaquetas e de percussão, improvisar em grupo, criando frases, ostinatos, perguntas e respostas ou inventando rimas.

II. Busca desenvolver a acuidade auditiva e o canto coletivo. Utiliza exercícios corporais, de solfejo rítmico e melódico, exercícios com sinos e instrumentos de plaquetas.

III. Busca desenvolver a escuta ativa e a integração entre música e movimento. Utiliza atividades de exercícios corporais e vocais.

IV. Com ênfase na habilidade instrumental, é inspirado na observação da maneira natural como toda criança aprende a língua materna. Utiliza a imitação, a repetição, estímulo ambiente e cooperação.

V. Busca desenvolver a prática do canto coletivo e habilidades de percepção auditiva. Utiliza atividades de canto, solfejo rítmico e melódico.

A alternativa na qual os nomes dos educadores correspondem, respectivamente, aos resumos de suas propostas listados acima é:

A

I.Carl Orff; II. Edgar Willems; III. Émile-jacques Dalcroze; IV. Shinichi Suzuki; V. Zoltán Kodály.

B

I. John Paynter; II. Edgar Willems; III. Zoltán Kodály; IV. Murray Schafer; V. Carl Orff.

C

I. Carl Orff; II. Keith Swanwick; III. Émile-Jacques Dalcroze; IV. Edgar Willems; V. Zoltán Kodály.

D

I. Hans-Joachim Koellreutter; II. Murray Schafer; III. Shinichi Suzuki; IV. Zoltán Kodály; V. Keith Swanwick.

E

I. Edgar Willems; II. Émile-Jacques Dalcroze; III.Hans-Joachim Koellreutter; IV. Shinichi Suzuki; V. John Paynter.