Ao longo do tempo, o papel do curador de arte se modificou: ele passou a ser não apenas responsável por conservar um acervo artístico, mas também dar sentido à organização das obras em exposições, muitas vezes assumindo um papel muito próximo ao do crítico de arte. O primeiro museu a criar a função de arte-educador foi o Victoria and Albert Museum em Londres, em 1852. O arte-educador torna-se um mediador e promotor de arte. Sobre o trabalho de arte-educador e curadores em museus brasileiros, podemos afirmar que:
ambos profissionais organizam serviços educativos, tanto em museus quanto em espaços culturais junto ao público expectador com improviso, devido aos poucos recursos de financiamento para a arte e cultura.
curadores promovem o diálogo e sentido do acervo exposto de forma organizada, o arte-educador favorece a descoberta e compreensão ao público em geral dos diversos contextos em que a obra de arte está relacionada.
curadores realizam a preparação de exposições, o papel dos mediadores está relacionado com a função educativa dos visitantes, trabalhando para compreensão dos reais significados das obras de arte.
o trabalho de arte-educador tem esbarrado na oposição dos curadores de arte, porque a formação do arte-educador o capacita a ocupar o lugar que tradicionalmente era do curador.