Música: Mangueira 2019 “Histórias para ninar gente grande”. Composição: Danilo Firmino / Deivid Domênico / Mamá / Márcio Bola / Ronie Oliveira / Tomaz Miranda. (Fonte: https://www.letras.mus.br/sambas/mangueira-2019.)
Mangueira, tira a poeira dos porões
Ô, abre alas pros teus heróis de barracões
Dos Brasil que se faz um país de Lecis, jamelões
São verde e rosa as multidões
Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A história que a história não conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta é que a gente se encontra
Brasil, meu dengo
A Mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500
Tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato
Brasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati
Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês
Releia com atenção o seguinte trecho da letra da música.
Com versos que o livro apagou
Desde 1500, tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato
Ao propor um projeto multicultural sobre o carnaval para contar a história do samba no Brasil e sua função social, o professor de arte acatou a escolha da turma, que consistia em pesquisar aspectos que fomentam assuntos atuais sobre as questões da diversidade étnica, histórica, social e cultural do Brasil, citados em diversos enredos de escolas de samba.
Quanto a se os seguintes objetivos específicos propostos pelo professor em seu planejamento serão realmente contemplados ao trabalhar com o texto do samba enredo, marque S para sim ou N para não e assinale a alternativa correta:
1- Ensinar que a pluralidade cultural do povo brasileiro surgiu com a chegada dos portugueses no Brasil.
2- Demonstrar que as imagens e histórias contadas nos livros e na mídia, em geral não valorizam a história e a cultura já existente no Brasil desde a época do descobrimento.
3- Proporcionar o conhecimento sobre a importância do registro histórico cultural, que ocorre através dos enredos das escolas de samba, bem como a empregabilidade gerada para os diversos setores da arte na época do carnaval.
4- Reconhecer através da letra do samba enredo da Mangueira que o povo brasileiro, apesar de possuir diferentes traços físicos, é homogêneo em suas expressões culturais e musicais.
1-S; 2-S; 3-S; 4-S.
1-S; 2-N; 3-N; 4-N.
1-N; 2-S; 3-S; 4-N.
1-N; 2-N; 3-S; 4-S.