“Os trabalhos de Bispo diversificam-se entre justaposições de objetos e bordados. Nos primeiros, utiliza geralmente utensílios do cotidiano da Colônia, como canecas de alumínio, botões, colheres, madeira de caixas de fruta, garrafas de plástico, calçados; e materiais comprados por ele ou pessoas amigas. Para os bordados usa os tecidos disponíveis, como lençóis ou roupas, e consegue os fios desfiando o uniforme azul de interno. Prepara, com seus trabalhos, uma espécie de inventário do mundo para o dia do Juízo Final. (...) A criação das peças, para ele, é uma tarefa imposta por vozes que dizia ouvir.”
(In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: )
Sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário, assinale com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) as seguintes afirmativas:
( ) As questões levantadas pela arte contemporânea sobre a antipsiquiatria e as novas teorias sobre a loucura, a partir dos anos 1980, fazem com que seus trabalhos passem ser valorizados e integrados ao circuito de arte.
( ) Sergipano de nascimento, Bispo teve influências regionalistas em sua obra, como os reisados e as cheganças, especialmente nos mantos e bordados.
( ) Por causa da esquizofrenia do artista, a arte intuitiva de Bispo, ainda que tenha excelente qualidade estética, não faz com que crítica e público reflitam sobre questões sociais, como a “loucura” e a negritude.
( ) Objetos do cotidiano eram reutilizados por Bispo de forma aleatória, portanto não há ressignificação destes materiais em sua obra.
( ) Materiais não considerados nobres, como sucata e lixo, eram os únicos a que o artista tinha acesso. Suas justaposições e assemblagens o puseram, involuntariamente, na vanguarda da arte contemporânea.
Assinale a alternativa CORRETA:
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, V, V, F.