A autora Consuelo Schlichta (2009) afirma que no ensino da Arte no Ensino Médio, as exigências de formação do educador em Arte na contemporaneidade cada vez mais demandam uma investigação dos fundamentos, do objeto de estudo, dos objetivos e, por consequência, dos conhecimentos fundamentais à apreciação da produção artístico-cultural dos seus alunos.
Pode-se entender como conhecimento fundamental à uma apreciação artístico-cultural na seguinte afirmativa:
a análise da relação produção-consumo é possível não só elucidar os conhecimentos necessários à formação dos sentidos, em especial da percepção estética, mas também a dependência do como fazer (o método) ao que (o conteúdo) ensinar, as faces recíprocas e complementares do trabalho educativo.
um exame das formas de fazer, em primeiro lugar, da visão de que a produção da arte e sua apreciação são práticas destinadas aqueles que possuem um talento e dom natural.
o incentivo ao pensamento de que arte é um luxo, um enfeite, enfim, uma formação complementar da elite.
trabalhar a concepção de que a atividade artística é um fazer restrito ao espaço escolar, tendo-se como guia, nas aulas de Arte, um receituário de técnicas, cujo fim é desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
fortalecer as práticas artísticas da sala de aula a partir da Cultura Ocidental, valorizando os artistas europeus na sua contribuição artística na América Latina.