Imagem de fundo

Leia o trecho a seguir.Ana Mae Barbosa, em sua revisão de 1998, define a Abordagem Tria...

1
Q2434594
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2022
Prova: GUALIMP - Prefeitura - Professor - Área: Artes - 2022

Leia o trecho a seguir.


Ana Mae Barbosa, em sua revisão de 1998, define a Abordagem Triangular como uma “deglutição” de concepções e práticas realizadas em lugares e tempos diferentes. [...] A história da Abordagem Triangular são partes das várias experiências da Escolinha de Arte de São Paulo entre os anos de 1968 e 1971; da Semana de Arte e Ensino de 1980; do tempo de estudos no Centro de Cultura Contemporânea da Universidade de Birmingham em 1982; da convivência, da “leitura” e leituras feitas de Paulo Freire; do XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1983, esse considerado o seu “cerne”.


Fonte: BREDARIOLLI, Rita. Choque e Formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da arte. In. BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (orgs). A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.


Sobre a abordagem triangular, é CORRETO afirmar que:

A

Tal abordagem consiste em um constante exercício da crítica pela “leitura” como “leitura da palavra do mundo”.

B

A abordagem triangular é uma proposta inflexível, pois não é aberta a reinterpretações e reorganizações.

C

Tal abordagem exige mudança frente ao contexto, porém, não enfatiza o contexto.

D

A abordagem triangular aponta a necessidade do ensino da arte nas escolas somente nos anos finais do ensino fundamental, porque se trata de algo básico, e não fundamental.